Preparatório para Concursos

OBJETIVO

Preparar o candidato a estar apto a prestar o exame para a carreira de Marujo ou Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil. Os Recrutas Fuzileiros Navais serão nomeados Soldados Fuzileiros Navais, contando antiguidade a partir da data de conclusão do Curso de Formação de Soldados ( C-FSD). Serão incluídos no Corpo de Praças de Fuzileiros Navais na graduação de Terceiro-Sargento, as Praças do CPA e das demais Forças Armadas, até a graduação de Cabo, e os candidatos civis aprovados no Curso de Formação de Sargentos Músicos (C-FSG-MU). Maiores informações acerca do ingresso, poderão ser obtidas no site do Corpo de Fuzileiros Navais.

PÚBLICO ALVO:

Aprendiz de Marinheiro: São condições necessárias à inscrição: a) ser brasileiro nato ou naturalizado, do sexo masculino; b) não ser casado ou não ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola de Aprendizes-Marinheiros; c) ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2019, nos termos da Lei nº 12.704, de 08 de agosto de 2012; d) ter concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio até a data prevista no Calendário de Eventos para a verificação de documentos; e) possuir bons antecedentes de conduta. Corpo de Fuzileiros Navais: São requisitos para inscrição dos candidatos no concurso e, caso aprovado, para posterior matrícula no C-FSD-FN: a) ser brasileiro, do sexo masculino; b) ser voluntário; c) ter, no mínimo, 18 anos e no máximo 21 anos de idade, referenciados em 1º de janeiro de 2019; d) não ser isento do serviço militar.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aprendiz de Marinheiro: DA PROVA ESCRITA (eliminatória e classificatória) 6.1 A prova escrita, que terá duração de 4 (quatro) horas, será constituída de 50 (cinquenta) questões sendo: 15 (quinze) questões de Matemática; 15 (quinze) questões de Português; e 20 (vinte) questões de Ciências (Física e Química). Observação: O Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) terá novidades em 2018: haverá cinco questões objetivas de Inglês, de caráter classificatório. O conteúdo programático ainda será definido. O total de 50 questões continua o mesmo, porém, ainda será feita a distribuição entre as demais disciplinas. O edital está previsto para ser divulgado na segunda quinzena de janeiro. Corpo de Fuzileiros Navais: Exame de Escolaridade (eliminatório e classificatório) 3.1.1Será constituído de uma prova escrita, com duração de três horas, composta de duas partes Língua Portuguesa e Matemática, elaborada pelo CPesFN, abrangendo assuntos previstos no programa do concurso, Anexo C. Cada parte conterá 25 questões do tipo múltipla escolha, com 5 opções de resposta em cada questão. Todos os candidatos terão suas provas corrigidas por meio de processamento eletrônico. A prova valerá no total 100 (cem) pontos, que consistem na média aritmética de Língua Portuguesa e de Matemática.

CONSULTOR(ES) ACADÊMICO(S):

Língua Portuguesa: Prof. Jorge Luiz;
Matemática: Prof. Alex Costa;
Ciências: Fabiano da Silva (Presuntinho);
Inglês: Gabriel Poeis.

DIAS E HORÁRIOS:

Segunda à sexta.
manhã: 08 às 10:00h
noite: 19 às 21:00h

INÍCIO DAS AULAS:

05/02/2018

CARGA HORÁRIA:

10 horas semanais.

INVESTIMENTO:

À vista: R$ 650,00 ou 3 parcelas de R$ 250,00 (cartão de crédito)

DURAÇÃO:

3 meses

INFORMAÇÕES GERAIS:

As Datas das etapas do concurso estão previstas no Calendário de Eventos do Concurso.